Conheça Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas do vôlei de praia na Olimpíada de Paris
Duda e Ana Patrícia formaram a parceria em 2023, após o fim de suas antigas duplas
Antonio Souza
A dupla brasileira Ana Patrícia e Duda venceu, nesta sexta-feira (9), as canadenses Melissa e Brandie, no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Paris. Com este resultado, as brasileiras garantiram a medalha de ouro.
A dupla chegou como favorita às Olimpíadas. Na trajetória até a final, Duda e Ana Patrícia perderam apenas um set, na disputa da semifinal.
+ Olimpíadas 2024: Alison dos Santos conquista o bronze nos 400 metros com barreiras
Para disputar o ouro olímpico, venceram as duplas do Egito, Espanha e Itália nas classificatórias; as equipes do Japão e da Lituânia nas quartas de final; e as australianas Mariafe e Clancy na semifinal.
Trajetória da dupla
Duda e Ana Patrícia formaram a parceria em 2023, após o fim de suas antigas duplas, e, desde então, têm mostrado uma química dentro de quadra.
Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), também em 2023, elas conquistaram o ouro, vencendo a mesma dupla canadense desta sexta-feira, Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson.
No Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2023, elas conquistaram o vice-campeonato.
Um fato curioso é que a dupla treina no “Praia Clube”, no bairro de “Copacabana” na cidade de Uberlândia, que obviamente não tem praia.
Quem é Duda Lisboa?
Natural de São Cristóvão, em Sergipe, Duda Lisboa começou no esporte ao se inspirar na mãe, a ex-jogadora e treinadora Cida Lisboa. Aos 26 anos, a atleta disputa a segunda Olimpíada. Na primeira, nos Jogos de Tóquio, foi eliminada nas oitavas de final.
A atleta carrega uma série de conquistas nacionais e internacionais no vôlei de praia, incluindo os títulos de campeã do Circuito Brasileiro em 2021 e 2023 e da Copa do Mundo de 2022, porém com outra dupla.
Ela é a primeira mulher sergipana medalhista da história.
Quem é Ana Patrícia?
Ana Patrícia Ramos, de 26 anos, é natural de Espinosa, Minas Gerais. Ela começou a se destacar no cenário nacional e internacional ainda jovem, e seu talento logo a levou para a elite do vôlei de praia.
Ela ganhou destaque ao formar uma parceria de sucesso com Rebecca Cavalcanti. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, a dupla chegou às quartas de final, porém se separaram após a competição.