Zelensky demite principal general das Forças Armadas ucraniana
Coronel-General Oleksandr Syrskyi foi nomeado no lugar de Valerii Zaluzhnyi; presidente alega que precisa de mudanças urgentes
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky anunciou, nesta quinta-feira (8), a nomeação do Coronel-General Oleksandr Syrskyi para comandante-chefe das Forças Armadas do país. Ele demitiu o General Valerii Zaluzhnyi do cargo, alegando que o Ministério da Defesa precisava de mudanças.
"Hoje tomei a decisão de renovar a liderança das Forças Armadas da Ucrânia. Estou grato ao General Zaluzhnyi pelos dois anos de defesa. Agradeço cada vitória que alcançamos juntos, graças a todos os guerreiros ucranianos que heroicamente carregam esta guerra nos seus ombros", disse o presidente ucraniano.
Zelensky pontuou que a demissão do General Zaluzhnyi foi uma questão discutida abertamente com a sua gestão. Segundo o mandatário, o exército do país necessita de mudanças urgentes.
Na ocasião, o ucraniano disse que propôs ao General Zaluzhnyi continuar na equipe estatal e que ficará grato, caso a proposta seja aceita. Ele destacou que agora conta com uma nova gestão para assumir a liderança das Forças Armadas do país, após dezenas de conversas com comandantes de vários níveis.
O mandatário ressaltou que o General Oleksandr Syrskyi tem uma experiência defensiva bem-sucedida, especialmente na operação de defesa de Kiev e na operação de libertação de Kharkiv. "Não se trata de sobrenomes e certamente não se trata de política. O ano de 2024 só poderá ser um sucesso para a Ucrânia por meio de mudanças eficazes na base da nossa defesa, que são as Forças Armadas da Ucrânia", completou Zelensky.
A demissão do General Zaluzhnyi e a nomeação do Coronel-General Oleksandr Syrskyi, foram confirmadas por Zelensky, pela rede social X (antigo Twitter).