Vídeo: Putin é questionado se vai parar de matar civis ao chegar no Alasca para encontro com Trump
Presidente russo pousava para fotos com presidente norte-americano e reagiu com aparente confusão
SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi surpreendido ao desembarcar no Alasca para se reunir com Donald Trump. Ao posar para fotos com o homólogo norte-americano, o chefe de Estado foi questionado por uma repórter se iria parar de matar civis ucranianos.
O momento foi registrado por emissoras que cobriam o evento e mostram a reação de Putin ao ouvir a pergunta. O presidente fez uma expressão de confusão e gesticulou com as mãos em direção ao ouvido, dando a entender que não havia compreendido.
+ Mapa Mundi: Trump e Putin decidem futuro da guerra na Ucrânia nesta sexta
A reunião desta quarta-feira (15) pode decidir o futuro da guerra na Ucrânia, que já dura mais de três anos e deixou centenas de mortos e milhares de feridos. Do lado russo, participam o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov. Do lado americano, estão presentes o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff.
+ Trump deixará Ucrânia decidir sobre trocas territoriais; reunião com Putin será nesta sexta (15)
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que não foi convidado para as negociações, e seus aliados europeus, temem que Trump possa trair a Ucrânia, congelando o conflito e reconhecendo, mesmo que informalmente, o controle russo sobre cerca de um quinto do território ucraniano.