Mundo

União Europeia não reconhece resultado das eleições na Venezuela

Órgão cobra a divulgação das atas e pede verificação independente do pleito

Imagem da noticia União Europeia não reconhece resultado das eleições na Venezuela
Segundo a autoridade eleitoral local, comandada por aliados, Maduro venceu por 51% dos votos válidos | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A União Europeia afirmou, em comunicado divulgado neste domingo (4), "acompanhar com grande preocupação os desenvolvimentos na Venezuela", e pediu uma verificação independente do resultado das eleições no país.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"Relatórios de missões internacionais de observação eleitoral afirmam claramente que as eleições presidenciais de 28 de julho não atenderam aos padrões internacionais de integridade eleitoral", afirma o órgão.

No comunicado, a União Europeia se une a diversos países e afirma que, enquanto o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) não divulgar as atas das eleições, não será possível reconhecer o resultado que reelegeu Nicolás Maduro.

"Cópias dos registros eleitorais publicados pela oposição e analisadas por várias organizações independentes indicam que Edmundo González Urrutia parece ser o vencedor das eleições presidenciais por uma maioria significativa", diz o órgão, que cobra uma verificação independente adicional dos registros eleitorais.

A União Europeia demonstra ainda preocupação com o número de prisões arbitrárias e perseguição de membros da oposição na Venezuela.

Assuntos relacionados

Mundo

Últimas Notícias