Publicidade
Mundo

Trump anuncia futuro “programa de autodeportação” para imigrantes

Presidente dos EUA prometeu dinheiro e passagem aos que deixaram o país "voluntariamente"

Imagem da noticia Trump anuncia futuro “programa de autodeportação” para imigrantes
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende lançar um “programa de autodeportação” para incentivar imigrantes ilegais a deixarem o país. Segundo o republicano, a iniciativa contaria com passagem aérea e uma assistência financeira.

+ Estudante palestino é preso durante entrevista de visto nos EUA

“Vamos dar a eles um auxílio. Vamos dar um pouco de dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles, se forem bons. Se quisermos que eles voltem, vamos trabalhar para trazê-los de volta o mais rápido possível”, disse Trump, em entrevista à Fox News.

Se lançado, o programa fará parte dos esforços do governo de deportar o maior número de imigrantes ilegais na história do país. Desde que assumiu o cargo de presidente, em janeiro deste ano, Trump vem intensificando as ações contra a imigração ilegal no país.

Entre as medidas adotadas, destaca-se o uma blitz de fiscalização de imigração e o uso de aviões militares para a deportação dos imigrantes. O governo também vem pressionando o grupo a ajudar na sua própria expulsão, solicitando que os imigrantes sinalizem sua “intenção de partir” usando um aplicativo da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, chamado CBP Home.

Além disso, muitos imigrantes estão sendo transferidos para um presídio de segurança máxima em El Salvador, apontados como integrantes de gangues e organizações terroristas estrangeiras. O governo, contudo, se recusa a revelar as identidades ou as provas contra os detentos, o que vem desencadeando protestos e a abertura de ações judiciais pelas famílias dos imigrantes.

+ Trump usa lei do século 18 para justificar deportação em massa

“O máximo que pudermos tirar do nosso país, aqueles que o incompetente [ex-presidente] Joe Biden permitiu que entrassem aqui, através das fronteiras abertas. Temos milhões de pessoas que não deveriam estar neste país e que são perigosas — temos milhões de pessoas que são assassinas, traficantes de drogas”, disse Trump, em declaração anterior.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade