Trump anuncia encontro com Putin em 15 de agosto no Alasca
Presidente dos Estados Unidos diz que reunião foi adiada por questões de segurança e ameaça novas sanções à Rússia
SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (8) que vai se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no dia 15 de agosto, no Alasca.
“Vou me encontrar muito em breve com o presidente Putin. Teria sido antes, mas, pelo que entendi, há questões de segurança que infelizmente precisam ser resolvidas”, disse Trump a jornalistas, durante um encontro com o presidente do Azerbaijão e o primeiro-ministro da Armênia.
+ Rede social 'X' crítica Moraes e apoia sanções dos EUA ao ministro do STF
+ Morre astronauta conhecido pela frase "Houston, we’ve had a problem"
Trump também ameaçou impor novas sanções a partir desta sexta-feira contra a Rússia e outros países que comprarem suas exportações, caso Putin não aceite encerrar o conflito com a Ucrânia, que já dura três anos e meio e é considerado o mais letal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Mais cedo, Putin conversou com os líderes da China, Índia e três ex-Estados soviéticos em uma série de telefonemas para informá-los sobre seus contatos com os Estados Unidos a respeito da guerra na Ucrânia.
O presidente chinês, Xi Jinping, disse a Putin em um telefonema que a China está satisfeita em ver a Rússia e os Estados Unidos mantendo contato e melhorando os laços para avançar em uma resolução política para a crise na Ucrânia, informou a emissora estatal chinesa CCTV.