Trudeau diz que plano de Trump de anexar o Canadá é "real"
Microfone do premiê do Canadá estava aberto inadvertidamente; ele disse, ainda, que interesse dos EUA é em recursos naturais
![Imagem da noticia Trudeau diz que plano de Trump de anexar o Canadá é "real"](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fjustintrudeau_bbb5f1081c.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que a ideia do presidente Donald Trump de anexar o país como o 51º estado dos Estados Unidos "é real" e está ligada aos recursos naturais canadenses. A declaração foi feita em uma reunião privada com líderes empresariais e sindicais, mas acabou sendo transmitida inadvertidamente por um alto-falante, segundo a emissora pública CBC.
+ Juiz federal bloqueia acesso de Elon Musk a dados do Tesouro dos EUA
"Trump tem em mente que a maneira mais fácil é absorver o país, e isso é real. Em minhas conversas com ele...", disse Trudeau antes de os microfones fossem desligados.
Trudeau teria dito que Trump considera a anexação a maneira mais fácil de garantir acesso aos recursos do Canadá. O presidente da Federação do Trabalho de Alberta, Gil McGowan, confirmou as declarações, afirmando que Trump não estaria focado apenas em questões como imigração e o tráfico de fentanil, mas sim no controle do país.
+ Juiz impede Trump de afastar milhares de trabalhadores da USAID
Nos últimos anos, Trump sugeriu em diversas ocasiões que o Canadá estaria melhor sob domínio dos EUA. Paralelamente, o republicano ameaça impor tarifas severas sobre produtos canadenses, incluindo um imposto de 25% sobre todas as importações e taxas adicionais sobre petróleo, gás natural e eletricidade do Canadá. Em resposta, Trudeau defendeu a necessidade de uma estratégia para lidar com essas ameaças e fortalecer o comércio interno e internacional do país.
Durante um evento econômico em Toronto, o primeiro-ministro destacou a importância de eliminar barreiras comerciais internas no Canadá e buscar alternativas comerciais para reduzir a dependência dos EUA. Ele também anunciou um investimento de 1,3 bilhão de dólares canadenses (900 milhões de dólares americanos) em segurança de fronteira, incluindo drones, helicópteros e mais agentes de imigração, para mostrar empenho no combate ao tráfico de drogas como o fentanil e tentar convencer Washington a suspender a ameaça tarifária.
+ Decisão do governo Trump de acabar com a USAID já causa impactos no Brasil
Com um prazo de 30 dias concedido por Trump antes da possível imposição das tarifas, Trudeau enfatizou que o Canadá deve se preparar para responder de forma "robusta" caso as taxas entrem em vigor. O governo canadense planeja retaliar com tarifas de 25% sobre 155 bilhões de dólares canadenses (109 bilhões de dólares americanos) em produtos dos EUA.
*As informações são da Associated Press