SP: Defesa Civil estende alerta de risco elevado para incêndios nas faixas norte, noroeste e oeste
Temperaturas podem chegar aos 39ºC em alguns estados, enquanto umidade relativa do ar permanece em níveis críticos
A Defesa Civil de São Paulo renovou até sexta-feira (6) o alerta de risco elevado para incêndios nas regiões norte, noroeste e oeste do estado. A medida tem como base o Mapa de Risco, ferramenta que auxilia o monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, que indicou grau máximo de risco nas localidades.
+ Seca se agrava em 15 estados brasileiros; veja lista
Nos próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações. As temperaturas seguirão em elevação, com a umidade relativa do ar caindo, atingindo níveis mais críticos. Os valores podem ficar abaixo dos 20%, deixando a sensação de tempo quente e abafado.
As temperaturas podem chegar aos 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, no período mais quente do dia, deixando a umidade relativa do ar em níveis críticos – entre 13% e 15%. Para São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, os termômetros devem marcar 38ºC, com umidade do ar variando entre 14 e 21%.
Além do alerta para risco de incêndios durante essa semana de tempo quente e seco, a Defesa Civil reforçou a atenção com a saúde. Cuidados como hidratação constante, proteção solar e usar soro nos olhos e nariz estão entre as principais recomendações, bem como evitar praticar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes do dia.