Seis crianças morrem de hipotermia na Faixa de Gaza
Mortes ocorrem durante onda de frio severa no enclave palestino destruído pela guerra entre Israel e Hamas; entre os mortos, há 3 recém-nascidos

SBT News
Pelo menos seis bebês palestinos morreram de hipotermia durante uma forte onda de frio na Faixa de Gaza, informou o diretor-geral do Ministério da Saúde do enclave palestino nesta terça-feira (25).
Segundo o Dr. Al-Bursh, três recém-nascidos — com idades entre um e dois dias — faleceram pouco depois de serem internados no Hospital de Caridade Amigos do Paciente, na Cidade de Gaza. Outras duas crianças também morreram na manhã de terça, e uma sexta morte foi registrada em Khan Younis, no sul de Gaza.
+ Governo anuncia acordo para produção de vacina 100% brasileira e de dose única contra dengue
No comunicado, o médico destacou que o número total de crianças que morreram devido às ondas de frio desde o início do inverno chegou a 15. Ele também ressaltou que os hospitais da Faixa de Gaza, especialmente os infantis, não conseguem mais lidar com os casos que chegam com complicações decorrentes do frio, devido à destruição causada pela ocupação ou à devastação das instalações e equipamentos internos.
+ Músicos britânicos lançam álbum silencioso para protestar contra uso de IA
A agência de defesa civil de Gaza também confirmou a morte de seis recém-nascidos devido à onda de frio extremo e à falta de aquecimento na última semana.
A crise se agrava enquanto Israel mantém o bloqueio à entrada de moradias temporárias no território, mesmo após ter concordado com sua liberação dentro dos termos de um acordo de cessar-fogo. Atualmente, milhares de casas móveis estão retidas na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, aguardando autorização para entrada.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro, ao menos oito recém-nascidos morreram de hipotermia em Gaza, enquanto 74 crianças perderam a vida devido às condições brutais do inverno.
Reconstrução de Gaza sem perspectiva de início
Um relatório divulgado na última semana pelo Banco Mundial, pela ONU e pela União Europeia estima que serão necessários aproximadamente US$ 53 bilhões para a reconstrução de Gaza.
Com bairros inteiros destruídos pelos bombardeios e ofensivas israelenses contra o Hamas, não há, no momento, capacidade ou financiamento suficiente para iniciar a recuperação da região.