Rússia ataca regiões da Ucrânia e deixa 100 mil sem energia
Instalações de energia e de produção de gás do país foram atingidas por drones russos na madrugada desta quarta-feira (27)

SBT News
com informações da Reuters
A Rússia lançou um grande ataque de drones contra instalações de energia em seis regiões da Ucrânia durante a madrugada desta quarta-feira (27), deixando mais de 100 mil pessoas sem energia elétrica.
As principais instalações de produção de gás da Ucrânia, localizadas em Poltava e Kharkiv, também foram danificadas significativamente, segundo o Ministério da Energia do país. Zaporizhzhia e Donetsk também foram alvos dos ataques.
+ Carla Zambelli segue presa na Itália após passar por nova audiência
Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os ataques à produção de gás ucraniana e à infraestrutura de importação, apesar dos esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a guerra na Ucrânia.
"Consideramos os ataques russos como uma continuação da política deliberada da Federação Russa de destruir a infraestrutura civil da Ucrânia antes da temporada de aquecimento", disse o Ministério da Energia.
A Ucrânia enfrentou uma grave escassez de gás desde que os ataques de mísseis russos no início deste ano provocaram uma queda de 40% na produção. O Ministério da Energia da Ucrânia disse na semana passada que as instalações de energia foram atacadas 2.900 vezes desde março de 2025.
+ Governo brasileiro recebe novos voos com deportados dos EUA nesta quarta (27)
A Rússia nega ter como alvo civis desde o lançamento de sua invasão em larga escala em fevereiro de 2022, mas diz que os sistemas de energia e outras infraestruturas são alvos legítimos porque ajudam no esforço de guerra da Ucrânia.