Publicidade
Mundo

Ataque russo contra Kiev deixa 9 mortos e mais de 70 feridos

Ofensiva à capital é o mais mortal desde julho de 2024; Volodymyr Zelensky, interrompeu viagem oficial à África do Sul

Imagem da noticia Ataque russo contra Kiev deixa 9 mortos e mais de 70 feridos
• Atualizado em
Publicidade

Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas no ataque russo mais mortal à capital ucraniana, Kiev, desde julho de 2024. De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, foram utilizados diferentes tipos de mísseis e drones de distração no ataque.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, interrompeu a viagem oficial que fazia na África do Sul e retornou ao seu país, logo após o bombardeio. Ele ainda classificou o ataque como "um dos mais ultrajantes (da Rússia)". O encontro com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa tinha o objetivo de ter mais apoio e esforços para acabar com a guerra.

Os moradores ficaram em alerta por cerca de 11h nesta madrugada (horário local). Algumas famílias foram levadas a abrigos públicos depois que incêndios destruíram prédios e casas. Equipes de resgate precisaram de lanternas e luzes de carros para enxergarem os escombros e resgatar as vítimas.

O ataque aconteceu após semanas de negociações de paz sem um acordo previsto e horas depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter atacado Zelenskyy, acusando-o de prolongar o "campo de extermínio" ao se recusar a entregar a Península da Crimeia ocupada pela Rússia como parte de um possível acordo.

O prefeito de Kiev, Vitalii Klitschko, anunciou que sexta-feira seria dia oficial de luto na capital.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade