Rua em homenagem a Sócrates é inaugurada na França
Ícone vira nome de rua de cidade próxima a Paris onde será a Vila Olímpica
João Venturi
Rua Doutor Sócrates. Esse é o mais novo endereço na França. Fica em Saint-Ouen, ao norte de Paris. Para reforçar a importância, ela está localizada dentro da Vila Olímpica, que em breve vai receber mais de 10 mil atletas para as disputas de jogos de Paris. A inauguração atraiu políticos franceses, familiares do ex-jogador e uma porção de moradores locais.
"Sócrates é inspiração, esse é um momento muito forte, mais do que eu poderia imaginar", diz Raí, ex-jogador e irmão de Sócrates.
Com 50 mil habitantes, Saint-Ouen é uma das regiões mais pobres do país, com uma grande concentração de jovens.
"Conhecemos um pouco da história de Saint-Ouen, aqui na Vila Olímpica, e é muito disso. A transformação social com personagens importantes. Fica a esperança e o desejo de que os atletas que passarão aqui tenham a bandeira da democracia, seja na França ou no Brasil", disse Gustavo Vieira, filho de Sócrates.
Segundo a prefeitura de Saint-Ouen, o motivo por trás dessa homenagem a Sócrates está nos valores que ele defendia, como a democracia. Depois dos Jogos Olímpicos, esta região irá se transformar em bairro.
A ministra dos esportes e jogos olímpicos classificou como um "legado maravilhoso". Ela lembrou que depois das competições, a vila dos atletas vai se transformar em 2800 unidades habitacionais para a população, com comércio, escritórios e escolas. "É mesmo uma transformação. É a ilustração de que o esporte pode trazer muito para nossas vidas", disse Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos esportes e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em 1954, em Belém do Pará. Começou e encerrou a carreira de jogador no Botafogo de Ribeirão Preto. Mas foi no Corinthians, entre 78 e 84, que ganhou maior destaque. Dentro das quatro linhas, um meio-campista de classe, que disputou as Copas do Mundo de 82 e 86 pela seleção. Fora de campo, chamou atenção pelo ativismo político ao participar do "Movimento Diretas Já", que combatia a ditadura militar. Foi um dos fundadores da democracia corintiana. Além de atleta, Sócrates também se formou em medicina. Ele morreu em 2011, em São Paulo, em consequência de choque séptico. Durante a vida, travou lutas para vencer o alcoolismo.
A imagem de Sócrates ficará estampada também em um enorme painel de quase 500 metros quadrados. Tudo feito pelas mãos da artista brasileira Rafa Mon. Imortalizado no coração dos Jogos Olímpicos, Sócrates segue uma voz presente na sociedade.
"Que a futura geração do esporte e desse bairro possa se inspirar e entender a responsabilidade e entender o poder transformador de despertar paixão, não pense só no esporte, pois vai além do futebol. É a atividade mais mobilizadora do planeta. E quem joga futebol tem que saber da responsabilidade e pensar num mundo mais justo, sustentável e pacífico, explica Raí."