Mundo

'Rage bait': saiba o que significa o termo escolhido como a palavra do ano pelo dicionário de Oxford

Uso da expressão, que significa uma tática de manipulação usada para chamar a atenção dos internautas, triplicou nos últimos 12 meses

Imagem da noticia  'Rage bait': saiba o que significa o termo escolhido como a palavra do ano pelo dicionário de Oxford
'Rage bait', termo eleito a palavra do ano pelo Dicionário de Oxford, diz respeito a tática de manipulação usada para chamar a atenção dos internautas | Foto: Freepik
• Atualizado em

O termo "rage bait" ("isca de raiva") foi escolhido como "a palavra do ano" pelo Dicionário Oxford. Segundo o dicionário, o uso da expressão, uma tática de manipulação usada para chamar a atenção dos internautas, triplicou nos últimos 12 meses.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O "rage bait" pode manifestar-se de formas variadas. O conteúdo pode ser desde receitas com combinações de alimentos consideradas desagradáveis até publicações com alegações absurdas. O objetivo é gerar o máximo de reações negativas possível, pois o engajamento (mesmo que negativo) aumenta o alcance do conteúdo por meio dos algoritmos das redes sociais.

A definição de "rage bait" é "conteúdo online deliberadamente concebido para suscitar raiva ou indignação, sendo frustrante, provocativo ou ofensivo, normalmente publicado com o objetivo de aumentar o tráfego ou o envolvimento com uma página web específica ou conteúdo de redes sociais".

Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, afirmou que a própria existência do site demonstra o quanto as pessoas estão se conscientizando dessas "táticas de manipulação".

"O fato de a expressão 'isca de raiva' existir e ter tido um aumento tão drástico em seu uso significa que estamos cada vez mais conscientes das táticas de manipulação às quais podemos ser submetidos online", disse.

"Parece ser a progressão natural em uma conversa contínua sobre o que significa ser humano em um mundo movido pela tecnologia — e os extremos da cultura online", acrescentou.

Outra palavra que ficou entre as mais escolhidas foi "aura farming". O termo descreve uma expressão usada pelo público gamer, que trata do cultivo intencional de uma persona carismática. Houve também menção à "biohack", que tem relação com "tentativas de melhorar ou otimizar o desempenho físico ou mental".

No ano passado, a escolha foi "brain rot" ("cérebro podre"). Segundo Grathwohl, enquanto o termo "capturou o desgaste mental causado pela rolagem infinita, 'isca de raiva' destaca o conteúdo criado propositalmente para provocar indignação e gerar cliques".

Assuntos relacionados

Palavra do ano

Últimas Notícias