Putin elogia Coreia do Norte por apoio em guerra contra Ucrânia
Presidente russo também alfinetou países ocidentais, dizendo que o plano de isolar Moscou não funcionou
O presidente Vladimir Putin elogiou a Coreia do Norte por apoiar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. A declaração foi feita à edição do jornal norte-coreano Rodong Sinmun desta terça-feira (18), horas antes do líder russo embarcar para Pyongyang.
+ "Rússia não está pronta para ser envolvida em processo de paz", diz Zelensky
"Apreciamos muito o apoio inabalável da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, sua solidariedade conosco em assuntos internacionais importantes e a disposição de defender nossas prioridades e pontos de vista comuns dentro da Organização das Nações Unidas", disse Putin.
O presidente ainda alfinetou os países ocidentais, dizendo que o plano de isolar a Rússia para pressionar um cessar-fogo na Ucrânia não funcionou. Segundo ele, apesar das sanções, Moscou continua construindo constantemente a capacidade econômica, bem como desenvolvendo indústrias, tecnologias e infraestruturas necessárias”.
"Não importa o quanto eles tentaram, todas as tentativas de conter ou isolar a Rússia falharam”, disse Putin. “Estamos prontos [Rússia e Coreia do Norte] para desenvolver mecanismos alternativos de comércio e acordos mútuos não controlados pelo Ocidente. Iremos nos opor conjuntamente a restrições unilaterais ilegítimas”, acrescentou.
A viagem de Putin à Coreia do Norte foi anunciada pelo Kremlin na segunda-feira (17). A visita levanta preocupações no Ocidente, já que demonstra a crescente parceria de Moscou com o Estado norte-coreano em meio à guerra na Ucrânia.
Desde o início do ano, os Estados Unidos vêm acusando Pyongyang de fornecer armas e munições para a Rússia atacar a Ucrânia, em troca de assistência económica e transferências de tecnologia para o programa de armas nucleares e mísseis. Tal cooperação, segundo a Casa Branca, pode resultar em implicações de segurança preocupantes para a Península Coreana e para a região Indo-Pacífico.