Primeiro carregamento de remédios desde cessar-fogo em novembro chega a Gaza
Ainda não há informações de quando ou como os remédios serão distribuídos
Um carregamento de medicamentos para palestinos e cerca de 100 reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas chegou na Faixa de Gaza, na noite de quarta-feira (17). Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, ainda não há informações de quando ou como os remédios serão distribuídos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essa foi a primeira remessa de suprimentos desde o cessar-fogo na região, em novembro do ano passado. A entrega só foi possível devido a um acordo mediado pela França e pelo Qatar, que começou a ser desenvolvido logo no início da guerra, em outubro. A ação também garantiu ajuda humanitária para moradores do enclave palestino.
Para a Associated Press, um alto funcionário do Hamas disse que, para cada caixa de medicamento fornecida aos reféns, mil deveriam ser repassadas para os cidadãos palestinos.
Até o momento, mais de 24 mil palestinos foram mortos vítimas do conflito. Quase 85% dos 2,3 milhões de habitantes do território fugiram de suas casas. Segundo as Nações Unidas, um quarto da população está a passando fome.
Última ajuda
Em novembro, a ajuda humanitária que chegou em Gaza ocorreu em razão de uma negociação entre Israel e Hamas.
Na ocasião, houve uma trégua temporária em troca da libertação de mais de 100 reféns sob posse do Hamas, sendo a maioria mulheres e crianças, além da soltura de dezenas de palestinos presos por Israel.
*Com informações da Associated Press