Preço do ovo dispara nos Estados Unidos devido à escassez
Redes de supermercados estão limitando a quantidade que cada cliente pode comprar; principal causa da crise é a gripe aviária
![Imagem da noticia Preço do ovo dispara nos Estados Unidos devido à escassez](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fovos_90a8507f33.jpg&w=1920&q=90)
Patrícia Vasconcellos
Nos Estados Unidos, a alta no preço dos ovos tem gerado restrições aos consumidores em supermercados. Em uma das principais redes do país, em Washington, prateleiras vazias e um aviso chamam atenção: devido à escassez nacional, cada pessoa pode comprar apenas uma caixa por dia.
No interior do país, a situação também preocupa. Walter, proprietário de uma mercearia em Mineápolis, afirma nunca ter visto algo assim. "Recebemos apenas 5% a 10% do que pedimos", relata. O gerente do estabelecimento explica que ovos orgânicos ou de galinhas criadas fora de gaiolas estão indisponíveis para compra.
O impacto no bolso do consumidor já é evidente. Sage, uma cliente, comenta que pagou entre 6 e 8 dólares pela dúzia de ovos na semana passada. Em alguns estados, o preço já chegou a 12 dólares, cerca de R$ 70 na cotação atual.
+ Trump assina ordem executiva que incentiva consumo de canudos de plástico nos EUA
+ Brasileiro é acusado de esfaquear três pessoas na Irlanda
A principal causa da crise é a gripe aviária. Desde dezembro do ano passado, ao menos 13 milhões de aves foram sacrificadas, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. Embora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças afirme que o risco para humanos seja baixo, 67 casos da doença foram confirmados em trabalhadores rurais expostos às aves infectadas nos últimos dois meses.
David Anderson, professor do Departamento de Agricultura e Economia da Universidade do Texas, explica que o aumento no preço também está ligado à maior demanda por ovos de galinhas criadas soltas, o que exige mais investimentos dos produtores.
A escassez do produto tem levado até mesmo a crimes. Recentemente, ladrões roubaram 100 mil ovos orgânicos de um caminhão na Pensilvânia, uma carga avaliada em cerca de R$ 230 mil.