Papa Leão XIV promete trabalhar por unidade para que Igreja Católica se torne um sinal de paz no mundo
Pontífice sinaliza que manterá a crise climática como prioridade da instituição, em continuidade ao legado de Francisco

Ayumi Watanabe
O Papa Leão XIV, o primeiro americano a liderar a Igreja Católica, celebrou a missa inaugural de seu pontificado na Praça de São Pedro neste domingo (18), diante de cerca de 200 mil fiéis e dezenas de chefes de Estado.
Durante a homilia, Robert Francis Prevost destacou a necessidade de unidade dentro da Igreja, para que ela se torne um sinal de comunhão e paz em um mundo ferido pela desigualdade e pela crise ambiental. Também retomou temas centrais do papa Francisco, como a defesa dos pobres e a crítica ao individualismo. “Construamos uma Igreja fundada no amor de Deus, aberta ao mundo, que proclama a Palavra e se deixa inquietar pela história”, disse.
"Irmãos e irmãs, gostaria que fosse este o nosso primeiro grande desejo: uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado", disse o Papa Leão XIV.
A cerimônia marcou oficialmente o início de seu período à frente do Vaticano, após sua eleição, em 8 de maio. O novo pontífice também reiterou críticas a um modelo econômico que, segundo ele, “explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”. A fala retoma a encíclica Laudato Si’, de seu antecessor, responsável por colocar o tema ecológico no centro da agenda católica.
A menção de Leão XIV à crise climática sinaliza que a pauta ecológica seguirá como um dos pilares do pontificado, em continuidade ao caminho traçado por Francisco. Na conclusão de sua homilia, Prevost também mencionou os povos atingidos pela guerra, um tema constante do pontificado do argentino. "Em Gaza, crianças, famílias e idosos sobreviventes estão sendo reduzidos à fome. Em Mianmar, novas hostilidades ceifaram vidas jovens e inocentes". Ele também falou da "martirizada Ucrânia" e a necessidade de uma negociação de paz duradoura.
+Papa XIV fala em “construir sociedade fundamentada na união entre um homem e uma mulher”
Antes da missa, o novo Papa percorreu a Praça de São Pedro em seu primeiro passeio de papamóvel, sendo saudado por fiéis e por representantes de países como Estados Unidos, Peru, Colômbia e Paraguai. O vice-presidente americano JD Vance liderou a delegação dos EUA e prestou homenagens no túmulo do Papa Francisco, falecido em abril.