Nasa escolhe Space X para construir nave que irá trazer Estação Espacial Internacional à Terra
De acordo com a agência espacial, a empresa ganhou um contrato no valor de US$ 843 milhões para construir a aeronave
A Nasa anunciou, nesta quarta-feira (26), que selecionou a empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, para construir uma nave que irá transportar a Estação Espacial Internacional (ISS) de volta à Terra após o final da sua vida operacional em 2030.
De acordo com a agência espacial, a empresa ganhou um contrato no valor de US$ 843 milhões para construir a aeronave. A Nasa assumirá a propriedade do veículo após o desenvolvimento e o operará durante toda a sua missão.
+ Astronautas da Nasa ficam presos no espaço após problema na aeronave da missão Boeing
“A seleção de um veículo de órbita dos EUA para a Estação Espacial Internacional ajudará a NASA e seus parceiros internacionais a garantir uma transição segura e responsável na órbita baixa da Terra no final das operações da estação. Esta decisão também apoia os planos da NASA para futuros destinos comerciais e permite a utilização contínua do espaço perto da Terra", disse Ken Bowersox, funcionário da agência espacial americana.
A montagem da ISS iniciou-se em 1998 com cinco agências espaciais operando. São elas: CSA (Agência Espacial Canadense), ESA (Agência Espacial Europeia), JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e State Space Corporation Roscosmos.
+ Frio de até -17 ºC congela mar no sul da Argentina
A estação foi projetada para ser interdependente e depende de contribuições para funcionar. Estados Unidos, Japão, Canadá e os países participantes da ESA comprometeram-se a operar a estação até 2030.