Nasa confirma que asteroide do tamanho de prédio de 20 andares passará perto da Terra
Aproximação deverá ocorrer em 28 de julho; segundo a agência espacial, não há risco para o planeta

SBT News
A Nasa confirmou que um asteroide com cerca de 64 metros de comprimento, equivalente a um prédio residencial de 20 andares, passará próximo à Terra no dia 28 de julho. Batizado de 2025 OW, a projeção é de que ele estará a uma distância de aproximadamente 630 mil quilômetros.
Embora o corpo celeste viaje a uma velocidade de quase 76 mil km/h, os cientistas ressaltam que esse tipo de passagem não representa perigo.
+ Jovem de 22 anos diz que será a 1ª astronauta brasileira a ir ao espaço; Nasa nega vínculo
Ian J. O'Neill, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, afirmou em entrevista à ABC News que não há motivo para alarde. "Se houvesse uma ameaça, vocês ouviriam de nós. Sempre publicamos alertas em nosso blog de defesa planetária”.
O especialista garante que a órbita do asteroide está bem mapeada e não oferece risco. “Provavelmente saberemos onde ele estará pelos próximos 100 anos”, disse O'Neill.
Ainda segundo ele, essas aproximações são frequentes no sistema solar e impactos significativos são extremamente raros.
+ Nasa descarta ameaça de asteroide que poderia atingir a Terra em 2032
Vai dar para enxergar o asteroide?
Para os entusiastas do espaço que se animaram com o 2025 OW, é importante saber que ele não poderá ser visto com binóculos, tampouco a olho nu.
Mas especialistas já avisaram sobre um evento mais marcante: a passagem do asteroide Apophis, prevista para abril de 2029, a apenas 38 mil quilômetros da Terra, mais perto do que muitos satélites geoestacionários.
Com 339 metros de extensão, esse sim será visível a olho nu em algumas regiões do planeta, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS).