Mundo

Na Nicarágua, cristãos não podem celebrar a Semana Santa publicamente; entenda

Atividades religiosas públicas foram proibidas pelo regime de Daniel Ortega em 2023; celebrações de Páscoa só podem acontecer a portas fechadas

Imagem da noticia Na Nicarágua, cristãos não podem celebrar a Semana Santa publicamente; entenda
Nicarágua proíbe celebrações da Semana Santa | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Desde 2023, a Nicarágua não permite as tradicionais procissões que fazem parte da celebração católica durante a Semana Santa. O regime de Daniel Ortega proibiu as atividades religiosas públicas alegando "razões de segurança". Desde a determinação, as celebrações devem acontecer exclusivamente dentro das igrejas ou a portas fechadas.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

De acordo com o Vatican News, o presidente proibiu exibir imagens sagradas pelas ruas e reforçou a segurança do lado de fora das catedrais. Quem desobedecer as regras pode ir para a prisão, conforme disseram alguns sacerdotes que receberam a visita de policiais.

“A impossibilidade de realizar procissões, uma parte central das celebrações da Semana Santa [...] representa um duro golpe para a vida religiosa do país. Da mesma forma, a proibição de rezar publicamente sobre questões delicadas, como a situação na Nicarágua, os migrantes e os prisioneiros políticos, é interpretada como uma tentativa de silenciar a voz da Igreja sobre questões de justiça e direitos humanos", publicou o portal local 100% Notícias.

Não foi só a Páscoa que foi prejudicada pela imposição de Ortega. Além da Via-Sacra, que acontece na Sexta-Feira Santa, outras celebrações públicas, como o Domingo de Ramos, também estão impedidas.

Assuntos relacionados

Semana Santa
igreja católica

Últimas Notícias