Míssil russo atinge supermercado na Ucrânia e mata 11
Ataque acontece em meio a incursão ucraniana em larga escala a região russa de Kursk, na fronteira entre os países
Um míssil russo atingiu um supermercado na cidade de Kostiantynivka, na região oriental de Donetsk, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo outras 44, segundo as autoridades ucranianas.
O estabelecimento está localizado na área residencial da cidade e estava lotado no momento do ataque, informou o chefe da região, Vadym Filashkin, em uma postagem no Telegram.
+ Rússia enfrenta tropas ucranianas pelo terceiro dia após grande incursão
“Este é outro ataque direcionado a um local lotado, outro ato de terror pelos russos”, afirmou. Em setembro do ano passado, um míssil russo atingiu um mercado ao ar livre na mesma cidade, matando 17 pessoas.
O ataque acontece em meio à primeira incursão terrestre do exército ucraniano em território russo. Na terça-feira (6), cerca de mil soldados de Kiev invadiram a região de Kursk, em um movimento classificado como uma “provocação em larga escala” pelo presidente russo Vladimir Putin.
Desde então, as forças russas e ucranianas travam batalhas na cidade de Sudzha, localizada a cerca de 9 km da fronteira. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, ao menos 100 soldados ucranianos morreram e 215 ficaram feridos nos combates, que fizeram com que o governador da província declarasse estado de emergência.
+ Rússia diz que tropas ucranianas cruzaram seu território e lançaram "ataque massivo"
Kiev não comentou sobre a incursão. Em um vídeo dirigido à nação na noite de quinta-feira (8), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não mencionou os combates na região de Kursk, mas enfatizou que “a Rússia trouxe a guerra para nossa terra, e ela deve sentir o que fez.”
Questionados por repórteres, o porta-voz da Casa Branca disse que os Estados Unidos – maior apoiador da Ucrânia – não tinham conhecimento prévio do ataque e que iriam pedir mais detalhes a Kiev.