Publicidade
Mundo

Ministro de Israel anuncia 'nova fase da guerra' e desloca tropas para o Norte, perto do Líbano

Hezbollah, aliado do Hamas, responsabiliza Israel por conta das recentes explosões no Líbano que mataram centenas de pessoas

Imagem da noticia Ministro de Israel anuncia 'nova fase da guerra' e desloca tropas para o Norte, perto do Líbano
Yoav Gallant, ministro da Defesa de Israel
• Atualizado em
Publicidade

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou, nesta quarta-feira (18), que o "centro de guerra" está se descolando para o Norte do país, região de fronteira com o Líbano. O Líbano que vem sofrendo ataques há dois dias e acusa o exército israelense por explosões que mataram centenas de pessoas.

Em comunicado, Yoav diz que "recursos de segurança e de energia estão sendo alocados" para região e acrescentou que este é o "início de uma nova fase da guerra", que Israel trava contra o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza.

A declaração do ministro ocorre em meio à série de ações no Líbano — atribuídas a Israel, que não confirma — contra meios de comunicação analógicos do movimento libanês Hezbollah, incluindo pagers e walkie-talkies.

Assista abaixo reportagem do SBT Brasil sobre as explosões e confira como são os aparelhos que causaram os ataques no Líbano. Os equipamentos foram cedidos ao SBT pela loja Super Anos 80.

Pelo segundo dia seguido, o Líbano enfrenta explosões de equipamentos. Nesta quarta (18), walkie-talkies, também ligados à organização, detonaram em várias partes do país. As explosões deixaram 14 mortos e centenas de feridos, segundo o Ministério da Saúde.

Na terça-feira (17), pagers usados pelo Hezbollah explodiram, matando 12 pessoas. Imagens mostram detonações em áreas com aglomerações, além de incêndios em carros e apartamentos.

+O que são pagers? Entenda como funcionam os dispositivos que explodiram no Líbano

Na primeira retaliação após as explosões, o Hezbollah disse ter atacado o norte de Israel nesta quarta-feira (18). Segundo o grupo extremista, os ataques, feitos com lançamento de foguetes, atingiram posições de artilharia israelenses, mas não disse se houve vítimas.

Entenda a conexão entre as explosões no Líbano e a guerra em Gaza

O Hezbollah é uma organização com atuação política no Líbano que possui um braço armado. O grupo é aliado do Irã e do Hamas, organização que está em guerra contra Israel. O conflito já deixou mais de 30 mil palestinos.

Desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas invadiu Israel e provocou uma guerra no Oriente Médio, o Hezbollah vem atacando o território israelense em apoio e solidariedade ao grupo terrorista. Na ocasião, o Hamas sequestrou diversos israelenses e os usa como moeda de troca atualmente.

Como resposta, Israel tem bombardeado estruturas do Hezbollah no Líbano. Em julho, um ataque matou Fuad Shukr, um dos comandantes do grupo extremista, o que gerou uma promessa de vingança.

As hostilidades entre Israel e Hezbollah, que chegaram a travar uma guerra sangrenta em 2006, se aprofundaram após o início da guerra em Gaza.

(Com informações da AP)

Ataques a aparelhos eletrônicos no Líbano | Reprodução/AP News
Ataques a aparelhos eletrônicos no Líbano | Reprodução/AP News
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade