Maior espécime da aranha mais venenosa do mundo é encontrado na Austrália
Apelidado de Hércules, o aracnídeo tem 7,9 centímetros de comprimento e auxiliará na produção de antiveneno
Apelidada de Hércules, uma enorme aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) foi capturada na Austrália e doada para o zoológico público Australian Reptile Park (ARP). O aracnídeo é considerado um dos mais venenosos do mundo, com presas capazes de perfurar uma unha humana, e já chegou a matar dezenas de pessoas por ano no país até que um antiveneno fosse produzido.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Australian Reptile Park (ARP), trata-se do maior espécime macho da aranha encontrado até o momento. A aranha mede 7,9 centímetros de pé a pé, superando o recordista anterior do parque, encontrado em 2018, a aranha-teia-de-funil macho chamada “Colossus”.
Hércules foi encontrado na costa central, cerca de 80 quilômetros ao norte de Sydney, e foi inicialmente entregue a um hospital local, disse o Australian Reptile Park em um comunicado nesta 5ª feira (4.jan).
Ainda segundo o parque, as aranhas-teia-de-funil geralmente variam em comprimento de um a cinco centímetros, sendo as fêmeas geralmente maiores que os machos, mas não tão mortais. Eles são encontrados predominantemente em áreas florestais e jardins suburbanos da cidade mais populosa da Austrália, até a cidade costeira de Newcastle, no norte.
O aracnídeo deve contribuir para a produção de antiveneno do parque. Segundo o Museu Australiano, o veneno da aranha-teia-de-funil possui um componente neurotóxico que ataca o sistema nervoso humano e os primeiros socorros devem ser prestados imediatamente.