Maduro culpa oposição pela violência e diz que Edmundo e María Machado devem ser responsabilizados
Diversos manifestantes foram às ruas contra a reeleição de Maduro acusando fraude nas eleições
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (30) que seus adversários políticos González Urrutia e María Corina Machado são culpados pela violência que atinge o país após o resultado eleitoral. Diversos manifestantes foram às ruas contra a reeleição de Maduro acusando fraude nas eleições.
“Eu o responsabilizo, senhor González Urrutia, por tudo o que está acontecendo na Venezuela (...) O senhor e a senhora Machado são diretamente responsáveis. E a justiça deve chegar até vocês”, disse o presidente numa reunião conjunta do Conselho de Estado e do Conselho de Segurança.
O Ministério Público da Venezuela afirma que 749 manifestantes foram presos e um policial foi morto. Há registros de confrontos entre autoridades nacionais e a população insatisfeita. Pelo outras menos seis pessoas morreram, segundo a ONG venezuelana Foro Penal.
O MP afirma que estátuas relacionadas ao regime, como uma de Hugo Chávez, instituições públicas e sedes do partido do atual governo foram alvos de vandalismo por grupos que contestam o resultado das eleições.
A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou preocupação com as prisões que estão acontecendo na Venezuela. A oposição também denunciou o sequestro de uma liderança partidária contrária ao atual regime.