Lula participa de jantar na Embaixada da Palestina em Brasília
Na próxima semana, presidente vai para o Egito, onde um dos principais assuntos será o conflito na Faixa de Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de jantar na Embaixada da Palestina no Brasil, no começo da noite desta quinta-feira (8), com o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben.
Após o Carnaval, em 14 de fevereiro, Lula viaja para o Egito, país que faz fronteira com a Faixa de Gaza e vem sendo um dos mediadores dos conflitos entre Hamas e Israel. Também nesta quinta, a família remanescente de brasileiros, uma mãe e três filhos chegaram à capital Cairo, onde foram recebidos pela Embaixada do Brasil.
+ Governo faz nova missão de resgate de refugiados na Faixa de Gaza
Entre as crianças, está um nascido após o último voo de repatriação daquela região, em 23/12, razão pela qual a família ainda não havia sido trazida para o Brasil. Após o nascimento, foram realizadas gestões junto às autoridades locais para que a família fosse autorizada a deixar a Faixa de Gaza.
Outro assunto que deve ser tratado na reunião de Lula na Embaixada da Palestina é a recusa do Brasil em conceder vistos para receber refugiados palestinos. O Itamaraty teme que haja um deslocamento em massa de palestinos para o Brasil.
Além disso, existe um receio de que Israel acabe forçando uma expulsão permanente dos palestinos de Gaza e, assim, afastar a possibilidade da criação de um Estado palestino.
Países como Egito e Jordânia deram argumentos semelhantes para não conceder o visto humanitário.