Lobo-terrível: ciência traz de volta espécie extinta há 10 mil anos; veja
A partir de fósseis, startup criou três lobinhos: Remus, Romulus e Khaleesi

SBT News
Extinto há mais de 10 mil anos, o lobo-terrível, que viveu nas Américas, voltou à Terra. A criação de três novos espécimes foi anunciada nesta segunda-feira (7) pela startup Colossal Biosciences, que divulgou um vídeo de dois deles uivando (veja no vídeo abaixo).
Nasceram em 2024: Remus e Romulus (menção a Rômulo e Remo, irmãos ligados à fundação de Roma alimentados por uma loba), agora com de seis meses; e, neste ano, Khaleesi (em homenagem à personagem de mesmo nome do seriado Game of Thrones, onde aparecem lobos-terríveis), que está com três meses.
Fósseis do lobo-terrível foram encontrados na Venezuela, nos Estados Unidos e no Canadá. Para criar as espécies extintas, a startup analisou DNA preservado de fósseis, reescreveu o código genético do lobo e usou cães domésticos como mães de aluguel. A startup ressaltou que a criação dos bichos é um marco para a empresa e para toda a humanidade.
"Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também representa um salto para a ciência, para a conservação e para a humanidade. Ao conseguir isso, continuamos a impulsionar nossa missão mais ampla — aceitar o dever da humanidade de restaurar a Terra a um estado mais saudável."
A empresa estuda trazer de volta outros bichos extintos, como o mamute-lanoso e o tigre-da-Tasmânia.
Os lobinhos Remus, Romulus e Khaleesi estão em um centro de preservação da vida selvagem nos Estados Unidos. O local exato não foi divulgado.
+ Tubarão-mako ameaçado de extinção é flagrado entre Ipanema e as Ilhas Cagarras
+ No Pampa, pesquisadores gaúchos monitoram felinos raros em extinção
