Atletas de universidade dos EUA são diagnosticados com doença potencialmente fatal; entenda
Jogadores de Lacrosse da Universidade Tufts, em Boston, foram internados após treino pesado; faculdade investiga caso
Emanuelle Menezes
12 jogadores de Lacrosse da Universidade Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, foram diagnosticados com uma lesão muscular rara após participarem de um treino pesado na segunda-feira (16). Cinco deles permanecem internados em um hospital neste sábado (21), segundo diretor da faculdade.
+ Mortes de fisiculturistas acendem alerta: quais são os riscos do uso de anabolizantes?
Os atletas foram acometidos pela rabdomiólise, doença caracterizada pela destruição das fibras musculares. (Entenda mais abaixo). O caso aconteceu após um treino conduzido por um ex-estudante capacitado pelas forças de operações especiais da Marinha norte-americana (U.S Navy SEAL).
"Nossos pensamentos estão com os jogadores e suas famílias, e esperamos que eles recuperem rapidamente a boa saúde sob os cuidados de especialistas médicos locais", disse o diretor Patrick Collins em declaração.
Os jogadores da equipe de Lacrosse estão sendo monitorados e as atividades foram adiadas até que todos sejam reavaliados e liberados clinicamente para voltarem às atividades. Por causa da gravidade dos ferimentos, a Universidade Tufts contratou uma investigação independente para analisar o caso.
O que é a rabdomiólise
Na rabdomiólise, conforme os tecidos musculares são afetados, substâncias diversas são liberadas na corrente sanguínea, afetando rins e o sistema urinário, explica a Rede D'Or. A doença pode levar a dificuldades renais graves, como a insuficiência renal, e ser fatal.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença é caracterizada por dores musculares intensas, de início súbito, e pela ocorrência de urina escura – com tons amarronzados ou vermelhos.
Entre as principais causas para a rabdomiólise, estão o excesso de exercício físico e grandes traumas musculares, como os que acontecem em um acidente de carro ou quando membros são esmagados, afirma a Rede D'Or.