Publicidade
Mundo

Israel ordena evacuação de Rafah e prepara ataque; local é último abrigo de palestinos

Local abriga 1,5 milhão de palestinos. Ação força cidadãos a se moverem para outros locais destruídos por Israel

Imagem da noticia Israel ordena evacuação de Rafah e prepara ataque; local é último abrigo de palestinos
Publicidade

Se preparando para uma nova ofensiva, Israel ordenou, neste sábado (11), novas evacuações na cidade de Rafah, no sul de Gaza. A região é o último abrigo de quase 1,5 milhão de palestinos, forçando-os a se deslocarem em massa.

Os moradores estão sendo avisados da evacuação por meio de panfletos, SMS e transmissões de mídia. As organizações que prestam ajuda humanitárias estimam que 110 mil cidadãos cumpriram ordens de deslocamento anteriores. Agora, 40 mil palestinos devem se locomover.

Segundo a Associated Press, soldados israelenses estão pressionando as pessoas a regressar para a região norte da Faixa de Gaza, onde as próprias tropas do país devastaram o local em outros ataques.

O novo anúncio de Israel também afirmou que seu exército se deslocará para o norte, alegando que integrantes do Hamas teriam ocupado o local.

As ações de Israel ocorrem diante de forte oposição e críticas internacionais. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, principal aliado do país, afirmou que não fornecerá armas para ataques em Rafah, além de admitir que há evidências razoáveis que Israel violou o direito humano internacional.

Vale lembrar que a cidade, além de ser local de moradia, faz fronteira com o Egito, sendo a principal entrada de ajuda humanitária para vítimas do confronto.

+ Israel fecha passagem humanitária em Gaza e escritórios de rede árabe de televisão

Guerra entre Israel e Hamas em Gaza-UNOCHA/Samar Elouf
Guerra entre Israel e Hamas em Gaza-UNOCHA/Samar Elouf
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade