Teerã diz que ofensiva contra instalações no Kuwait e no Bahrein é uma resposta aos últimos bombardeios dos EUA e acusa Washington de violar cessar-fogo
SBT News, com informações da Reuters
28/06/2026, 11:46 • Atualizado em 28/06/2026, 11:48
compartilhar
Irã realizou Ataques contra bases dos EUA no Bahrein | Reprodução/Internet
O Irã informou neste domingo (28) que suas forças navais e aeroespaciais lançaram uma operação conjunta com mísseis e drones contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein, em resposta aos recentes ataques americanos contra Teerã.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Violar o cessar-fogo é contrário à Cláusula 1 do Memorando de Entendimento de Islamabad e resultará na interrupção completa de todos os processos diplomáticos", afirmou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado, segundo a TV estatal iraniana.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas.
"As aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atingir locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e locais de radar costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. É muito possível que nunca aprendam. Pode chegar um ponto em que não sejamos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais", afirmou Trump.
O memorando de entendimento de 14 pontos entre Estados Unidos e Irã tinha como objetivo interromper os combates, iniciados pelos Estados Unidos e por Israel em 28 de fevereiro, além de reabrir o estreito para a navegação enquanto começavam as negociações sobre questões mais profundas, como o programa nuclear iraniano.
Irã faz novo ataque contra bases dos EUA no GolfoTeerã diz que ofensiva contra instalações no Kuwait e no Bahrein é uma resposta aos últimos bombardeios dos EUA e acusa Washington de violar cessar-fogoMundo2026-06-28T11:46:38.854ZO Irã informou neste domingo (28) que suas forças navais e aeroespaciais lançaram uma operação conjunta com mísseis e drones contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein, em resposta aos recentes ataques americanos contra Teerã. "Violar o cessar-fogo é contrário à Cláusula 1 do Memorando de Entendimento de Islamabad e resultará na interrupção completa de todos os processos diplomáticos", afirmou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado, segundo a TV estatal iraniana. Os Estados Unidos voltaram a atacar o Irã na noite deste sábado (27), intensificando a crise no Oriente Médio poucas horas depois de o . Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas. Após os bombardeios, "As aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atingir locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e locais de radar costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. É muito possível que nunca aprendam. Pode chegar um ponto em que não sejamos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais", afirmou Trump. O tinha como objetivo interromper os combates, iniciados pelos Estados Unidos e por Israel em 28 de fevereiro, além de reabrir o estreito para a navegação enquanto começavam as negociações sobre questões mais profundas, como o programa nuclear iraniano.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/ira-faz-novo-ataque-contra-bases-dos-eua-no-golfo