Incêndios atingem instalação nuclear do Texas, nos EUA
Funcionários foram retirados da base da Pantex, na noite de terça-feira (27). Fogo destruiu casas e deixou milhares de residências sem energia elétrica
Vitória Santiago
Nesta quarta-feira (28) um incêndio florestal se espalhou na região de Texas Panhandle, no estado do Texas, nos Estados Unidos. As chamas se propagaram rapidamente e o incêndio já é considerado o segundo maior da história do estado.
A ocorrência começou na segunda-feira (26) em várias cidades.
O incidente forçou evacuações e provocou cortes de energia.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas que se espalharam rapidamente pela região.
Uma instalação com armas nucleares dos Estados Unidos, também foi atingida e precisou ser fechada. Funcionários foram retirados da base da Pantex, na noite de terça-feira (27).
O governador do Texas, Greg Abbott emitiu uma declaração de desastre para 60 condados. Ventos fortes, grama seca e temperaturas altas auxiliaram na alimentação das chamas e fez o fogo propagar no estado.
Ainda não foi informado qual foi a causa do incêndio.
Incêndio atingiu áreas rurais
O incêndio extenso ficou fora de controle e ameaçou cidades rurais.
Autoridades locais solicitaram o fechamento de estradas e retiraram moradores de suas casas por conta do risco.
O maior dos incêndios atingiu partes da vizinha Oklahoma e permaneceu completamente incontrolado ao amanhecer, de acordo com o Serviço Florestal Texas A&M.
Uma comunidade atingida entra em pânico
Em uma comunidade perto de Borger, com cerca de 13.000 mil pessoas, foram enviadas perguntas para as autoridades durante transmissão ao vivo, do incidente, pelo Facebook. As vítimas entraram em pânico e foram orientadas a sair do local rapidamente.
Adrianna Hill, de 28 anos, relatou que a situação estava sem controle e que os moradores não tinham para onde ir.
“Foi como um anel de fogo em torno de Borger. Não havia saída. Todas as quatro estradas principais estavam fechadas”, disse Adrianna Hill.
A casa da moradora ficava a cerca de um quilômetro e meio do incêndio. Ela destacou que o que salvou ela e outros residentes do local, foi um vento norte que soprou e o fogo foi para uma direção oposta.
Previsão do tempo gera esperança aos bombeiros
Tempo promete ser mais estável nos próximos dias. A temperatura será mais amena, com menos vento e há previsão de chuva para quinta-feira (29).
Até o momento da divulgação desta matéria, a situação estava crítica em algumas áreas do estado de Texas.
Segundo as autoridade do condado houve inúmeros pedidos para que os moradores das regiões ligassem para os serviços de alerta de emergência e também se preparassem para deixar os locais atingidos imediatamente.
Com informações da Associated Press