Imprensa internacional repercute denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
El País, New York Times e The Guardian deram destaque para o ex-presidente denunciado pela PGR junto com outros 33 investigados

SBT News
A imprensa internacional repercutiu a denúncia da Procuradoria-geral da República do Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O documento foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Paulo Gonet nesta terça-feira (18). Além do ex-presidente, outras 33 pessoas estão na denúncia, entre assessores próximos de Bolsonaro, líderes do governo e membros das Forças Armadas.
+Oposição divulga nota de repúdio após denúncia da PGR contra Bolsonaro Após a divulgação do documento da PGR com 270 páginas, os jornais internacionais começaram a estampar o Brasil em seus noticiários, destacando a suposta trama golpista para derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Poder. O norte-americano The New York Times ressalta que Bolsonaro é acusado de "supervisionar um vasto esquema para tentar minar a confiança de sua nação nas eleições de 2022 e depois anular a votação quando seus aliados não conseguiram encontrar evidências de fraude".
Já o jornal espanhol El País destaca o caso na manchete, e relembrou que, em novembro do ano passado, a polícia já tinha evidências de que o ex-presidente "estava ciente e participou ativamente da organização do plano de golpe ao lado de vários generais".
O jornal britânico The Guardian chama atenção para a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro ser condenado a até 28 anos de prisão. "As acusações surgem três meses após um relatório bombástico de 884 páginas da Polícia Federal acusar Bolsonaro, que governou o Brasil de 2019 a 2022, de desempenhar um papel de liderança no planejamento e organização de uma conspiração para impedir que o vencedor de esquerda das eleições presidenciais de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, assumisse o poder", escreveu o periódico.
+ Oposição divulga nota de repúdio após denúncia da PGR contra Bolsonaro
Na agência de notícias Reuters, a reportagem afirma que as acusações contra o ex-presidente brasileiro representam "um novo golpe para Bolsonaro", tornando ainda mais difíceis suas já limitadas chances de um retorno político.
Além de Jair Bolsonaro - citado 199 vezes na denúncia da PGR - outros 33 investigados pela Polícia Federal foram acusados por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito, além de outros 5 crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado.