Guerra entre Israel e Palestina entra no quarto mês
Primeiro-ministro israelense diz que conflito só terminará quando objetivos forem alcançados
A guerra entre Israel e Palestina entrou neste domingo (07.jan) no quarto mês. Em declaração, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o conflito só terminará quando os objetivos de eliminar o Hamas, devolver os reféns de Israel e garantir que a Faixa de Gaza não seja uma ameaça sejam alcançados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda neste domingo, militares israelenses sinalizaram que encerram um grande combate no norte de Gaza, confirmando que concluíram o desmantelamento de uma infraestrutura militar do Hamas. O Contra-almirante Daniel Hagari afirmou que as forças “continuariam a aprofundar as conquistas” e que se concentrariam agora nas partes centro e sul do território, onde vivem mais de 2,3 milhões de palestinos.
Na cidade de Khan Younis, funcionários do Hospital Nasser receberam os corpos de 18 pessoas, entre elas 12 crianças, que foram mortas em um ataque a um campo de refugiados na noite de sábado (07.jan). Mais de 50 pessoas ficaram feridas.
Já em Rafah, dois jornalistas morreram, incluindo Hamza Dahdouh, filho mais velho de Wael Dahdouh, conhecido correspondente-chefe da Al-Jazeera. Dahdouh já havia perdido a esposa, dois filhos e um neto em um ataque no dia 26 de outubro.
De acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, desde o começo da guerra, nos primeiros dias de outubro de 2023, mais de 22.700 palestinos morreram e outros 58 mil ficaram feridos.Não há distinção entre combatentes e civis e autoridades afirmam que cerca de dois terços dos mortos eram mulheres ou crianças.
*Com informações da Associated Press