Federação Francesa denunciará à Fifa cantos racistas de jogadores argentinos
O vídeo que circula pelas redes sociais aconteceu durante a comemoração do título da Copa América no último domingo
Antonio Souza
A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou, nesta terça-feira (16), que irá levar à Fifa (Federação Internacional de Futebol) uma denúncia sobre cantos racistas de jogadores da Argentina, na comemoração do título da Copa América no domingo (14). O vídeo circula pelas redes sociais desde segunda-feira (15).
+ Foto de Messi com Lamine Yamal ainda bebê; entenda a história da imagem histórica
"Perante a gravidade destas declarações chocantes, contrárias aos valores do desporto e dos direitos humanos, o presidente da FFF decidiu desafiar diretamente o seu homólogo argentino e a FIFA e apresentar uma queixa judicial por comentários insultuosos de natureza racial e discriminatória", disse em nota a FFF.
No vídeo publicado pelo zagueiro Enzo Fernández, os jogadores entoaram cantos dizendo: "Jogam pela França, mas vêm de Angola (...), seu pai é cambojano, mas seu passaporte é francês", referindo-se à origem de alguns jogadores franceses.
Veja:
Em comunicado, o presidente da FFF, Philippe Diallo, condenou veementemente, afirmando que são "inaceitáveis as observações racistas e discriminatórias".
"O presidente da Federação Francesa de Futebol, Philippe Diallo, condena nos termos mais veementes os inaceitáveis comentários racistas e discriminatórios que foram feitos contra os jogadores da seleção francesa no contexto de um canto entoado por jogadores e torcedores da seleção argentina após a sua vitória na Copa América e veiculado em vídeo nas redes sociais.", disse a FFF
A Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 e conquistou o bicampeonato da Copa América. A seleção empatou no tempo normal e, na prorrogação, o atacante Lautaro Martínez decretou a vitória argentina.