Publicidade
Mundo

Ex-atleta Oscar Pistorius, condenado por matar a namorada, deixa a prisão

Sul-africano ficou nove anos na cadeia e irá cumprir o restante da sentença em liberdade condicional

Imagem da noticia Ex-atleta Oscar Pistorius, condenado por matar a namorada, deixa a prisão
Oscar Pistorius
Publicidade

O ex-atleta Oscar Pistorius deixou a prisão nesta 6ª feira (05.jan) em liberdade condicional depois de passar nove anos na cadeia condenado pelo assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013 na casa dele, em Petroria, na África do Sul. Pistorius se tornou elegível para libertação antecipada da prisão depois de cumprir pelo menos metade de sua sentença e foi aprovado para liberdade condicional em novembro.

Leia mais notícias do SBT News

Ele terá que frequentar programas sobre violência de gênero e continuar sessões de terapia para controlar a raiva. Também não poderá consumir álcool ou substâncias proibidas e será obrigado a participar de programas identificados pelo Conselho de Supervisão Correcional e Liberdade Condicional.

A sentença total pelo homicídio foi de 13 anos e cinco meses de detenção. Na época, ele alegou legítima defesa e disse que confundiu a namorada com um ladrão. A defesa de Reeva entrou com um recurso, argumentando que o assassinato ocorreu após uma discussão.

O Departamento de Correções da África do Sul anunciou, em um comunicado, que Pistorius tinha sido libertado e “agora estava em casa”. Não forneceu mais detalhes além de confirmar o novo status de Pistorius como “em liberdade condicional”.

Quem é Oscar Pistorius

Ex-atleta paralímpico e olímpico, Oscar Pistorius, de 37 anos, é conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono. Ele nasceu com um defeito congênito, sem a parte externa dos pés e das fíbulas, e teve os dois pés amputados quando tinha 11 meses de idade.

Pistorius disputou três Jogos Paralímpicos (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) conquistando quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em provas de corrida de velocidade.

Em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, Oscar Pistorius se tornou o primeiro atleta com as duas pernas amputadas a competir no atletismo.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade