EUA revidam ataque dos Houthis para destruir mísseis usados contra navios no Mar Vermelho
Grupo rebelde vem atacando navios comerciais no Mar Vermelho, o grupo controla a maior parte da costa do Iêmen
O Exército dos Estados Unidos realizou um novo ataque contra os Houthis, nesta terça-feira (16). Os alvos foram quatro mísseis balísticos antinavio em uma área do Iêmen controlada pelo grupo rebelde. A informação foi publicada pela agência Reuters.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ofensiva americana ocorre após os Houthis atacarem um navio comercial americano nesta segunda-feira (15). Segundo outra agência internacional, a AP, governo americano deve colocar o grupo rebelde do Iêmen na lista de organizações terroristas após o ataque de segunda.
Os Houthis dominam parte da costa do Mar Vermelho no território do Iêmen. Desde novembro de 2023 realizam ataques a navios comerciais que circulam no Mar Vermelho. Segundo o grupo, os ataques são um apoio ao Hamas e aos palestinos no confronto do grupo extremista contra Israel, na Faixa de Gaza.
Recentemente, as forças houthi ampliaram as ofensivas, e começaram a atingir navios americanos e de outros países, como o Reino Unido. Em resposta, os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram dezenas de ataques nos territórios do Iêmen controlados pelos Houthis.
Além do ataque na segunda-feira, os Houthis enviaram um recado via publicações nas redes sociais aos Estados Unidos de que devem continuar com os ataques.