EUA apreendem avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro
Departamento de Justiça americano alegou violação de sanções e leis de controle de exportação na compra da aeronave
Os Estados Unidos apreenderam um avião usado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (2), na República Dominicana. O Departamento de Justiça americano alegou violação de sanções e leis de controle de exportação.
+ Venezuela tem apagão de energia e governo Maduro fala em "sabotagem"
Segundo autoridades, a aeronave foi comprada ilegalmente por meio de uma empresa de fachada e enviada para o Caribe e depois para a Venezuela, violando as sanções impostas pelos EUA ao regime de Maduro. O Dassault Falcon 900EX foi apreendido na República Dominicana e transferido para a custódia de autoridades federais na Flórida.
"O Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que alegamos ter sido comprada ilegalmente por US$ 13 milhões (R$ 72,95 milhões) através de uma empresa de fachada e contrabandeada para fora dos Estados Unidos para uso de Nicolás Maduro e seus comparsas" disse o procurador-geral Merrick Garland em um comunicado.
O avião, registrado em San Marino, foi amplamente utilizado por Maduro para viagens ao exterior, incluindo viagens no início deste ano para Guiana e Cuba. O jato "voou quase exclusivamente de e para uma base militar na Venezuela e foi usado para o benefício de Maduro e seus representantes, incluindo para transportar Maduro em visitas a outros países", de acordo com o departamento.
* Com informações da Associated Press