Estado Islâmico reivindica autoria de atentado no Irã
Explosões causadas por homens-bomba deixaram 84 pessoas mortas
O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou nesta quinta-feira (04.jan) a autoria por dois atentados próximos de onde está enterrado o corpo do comandante militar Qasem Soleimani, no sul do Irã, que deixou ao menos 84 pessoas mortas e outras 284 feridas na quarta-feira (03.jan).
A declaração, distribuída na internet, teve a autenticidade verificada pelas autoridades. De acordo com o ISIS, dois homens-bomba usaram coletes explosivos no meio da multidão que participava das celebrações do quarto ano do assassinato de Soleimani, na cidade de Kerman, onde ele está enterrado.
Inicialmente, a agência estatal IRNA havia informado que 103 haviam morrido no atentado, mas a lista foi revisada duas vezes, pois perceberam que alguns nomes estavam repetidos.
Qasem Soleimani liderava a Força Quds, divisão da Guarda Revolucionária do Irã responsável por operações militares e de espionagem fora do país. Ele foi morto durante uma visita ao Iraque em 2020, para encontrar o então primeiro-ministro do país, Adil Abdul-Mahdi.