Eleições no México se encerram e começa a apuração
Claudia Sheinhaum vem liderando as pesquisas e pode ser a primeira mulher presidente do país
O México vive uma noite de grande expectativa na noite deste domingo (2). Após encerramento das urnas, os votos estão sendo apurados e, se as pesquisas se confirmarem, o país pode eleger a primeira mulher presidente da sua história.
+Saiba quem é Claudia Sheinbaum, favorita para vencer eleição no México
Os primeiros resultados das eleições começarão a ser divulgados entre 1h e 2h, do horário de Brasília,informou Uuc-Kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE). Essas primeira parciais fazem parte de um processo da chamada apuração rápida, “um procedimento para fornecer aos cidadãos informações precoces e precisas sobre os resultados das eleições”, explicou Espada.
Além do cargo de presidente, outros 20 mil postos estão em disputas. Entre eles, oito cargos de governador, o de prefeito da Cidade do México, capital do país, e duas vagas nas duas Casas do Congresso.
Claudia Sheinhaum, ex-prefeita da Cidade do México e do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, é quem lidera as pesquisas. Atrás dela, vem a senadora Xochitl Galvez.