Doença misteriosa mata mais de 50 pessoas horas após primeiros sintomas no Congo
Especialistas investigam surto com sintomas de febre hemorrágica, mas descartam ebola, dengue e outras doenças conhecidas
SBT News
Uma doença desconhecida, inicialmente identificada em três crianças que comeram um morcego, já matou mais de 50 pessoas no noroeste do Congo, na África Central, nas últimas cinco semanas, segundo especialistas em saúde do país.
O intervalo entre o início dos sintomas — que incluem febre, vômito e sangramento interno — e a morte tem sido de 48 horas na maioria dos casos, o que preocupa as autoridades sanitárias. “Realmente preocupante”, afirmou Serge Ngalebato, diretor médico do Hospital de Bikoro, um centro regional de monitoramento.
+ Seis crianças morrem de hipotermia na Faixa de Gaza
Os sintomas indicam uma possível febre hemorrágica, comum em vírus como ebola, dengue, marburg e febre amarela. No entanto, testes realizados em mais de uma dúzia de amostras até o momento descartaram essas doenças.
O surto começou em 21 de janeiro e já soma 419 casos registrados e 53 mortes. A doença surgiu na vila de Boloko, onde três crianças comeram um morcego e morreram em menos de 48 horas, conforme informou o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na África na segunda-feira (24).
+ Músicos britânicos lançam álbum silencioso para protestar contra uso de IA
No dia 9 de fevereiro, um segundo surto foi registrado na vila de Bomate. Amostras de 13 pacientes foram enviadas ao Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica, na capital Kinshasa, para novos testes. Segundo a OMS, todas as amostras testaram negativo para doenças hemorrágicas conhecidas, mas algumas deram positivo para malária.
O consumo de animais selvagens é uma preocupação constante no continente, pois pode facilitar a transmissão de doenças entre espécies. De acordo com a OMS, surtos desse tipo aumentaram em mais de 60% na última década.
+ Ponte de construção desaba e deixa ao menos quatro mortos na Coreia do Sul
No ano passado, por exemplo, outra doença misteriosa, semelhante à gripe, causou dezenas de mortes no Congo e foi posteriormente identificada como malária. As investigações sobre o surto atual continuam.
* Com informações da Associated Press