Dilma Rousseff recebe medalha do presidente da China, Xi Jinping
Honraria faz parte da programação do 75º aniversário da fundação da República Popular da China e foi entregue a 15 pessoas que não nasceram no país
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu das mãos do presidente da China, Xi Jinping, neste domingo (29), a Medalha da Amizade, mais alta honraria concedida pelo governo chinês a estrangeiros. A cerimônia ocorreu no Grande Salão do Povo, em Pequim. A cerimônia fez parte da programação do 75º aniversário de fundação da República Popular da China, que acontecerá em 1º de outubro.
+ G20, Brics e ONU: veja quais eventos internacionais Lula deve participar até o fim do ano
No início do mês, Xi Jinping assinou uma ordem presidencial para conceder medalhas e títulos honorários a 15 pessoas não chinesas, por contribuírem com o país. Dilma, que preside desde março de 2023 o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), dos Brics, destacou a importância do reconhecimento durante a cerimônia.
Em declaração após receber a medalha, Dilma expressou orgulho e honra ao ser reconhecida por um país com uma história tão rica e que alcançou feitos significativos em pouco mais de sete décadas. “Dificilmente em algum momento no passado um país conseguiu se transformar em 75 anos na segunda maior economia do mundo”, afirmou à imprensa local, elogiando avanços da China em educação, ciência e tecnologia.
+ Lula compara impeachment de Dilma com "o que Netanyahu está fazendo em Gaza"
A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em agosto, os dois países celebraram 50 anos de relações diplomáticas.