Publicidade
Mundo

Dia de Ação de Graças: como surgiu tradicional celebração de países da América do Norte?

No Brasil, data é comemorada por igrejas de origem inglesa e foi instituída como lei pelo então presidente Gaspar Dutra em 1949; entenda

Imagem da noticia Dia de Ação de Graças: como surgiu tradicional celebração de países da América do Norte?
Peru é um dos pratos típicos do Dia de Ação de Graças | Freepik
Publicidade

Hoje, quinta-feira (28), é comemorado o 'Thanksgiving Day', conhecido em português como Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados celebrados nos países da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá.

+ Ao vivo: assista ao desfile do Dia de Ação de Graças da Macy's em Nova York

A data, de origem inglesa, não é comemorada oficialmente no Brasil. No entanto, em 1949, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças por meio da Lei 781. A sugestão foi do então embaixador brasileiro em Washington, Joaquim Nabuco, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 22 de setembro de 1966 foi determinado que o "Dia Nacional de Ação de Graças" fosse comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, no entanto a data é comemorada apenas por algumas igrejas protestante de tradições inglesas, como a Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Metodista, por exemplo.

A celebração do 'Thanksgiving' é marcada por refeições fartas, reuniões familiares e reflexões de gratidão, e ocorre anualmente na última quinta-feira de novembro nos países da América do Norte.

Como surgiu o Dia de Ação de Graças?

O feriado de Ação de Graças tem origens ligadas às tradições religiosas inglesas, especialmente durante a Reforma Protestante. Esses costumes foram trazidos pelos colonos ingleses, onde se misturaram às novas experiências vividas na região.

Embora o Ação de Graças moderno seja celebrado na última quinta-feira de novembro, ele carrega elementos de antigos festivais de colheita, mesmo que o período de colheita na Nova Inglaterra (região que compreende seis estados estadunidenses) ocorra muito antes dessa data, segundo o livro "Uma grande e divina aventura: os peregrinos e o mito do primeiro Dia de Ação de Graças" (em português), Godfrey Hodgson.

A primeira celebração do "Dia de Ação de Graças" nos EUA é datada de 1619, onde colonos e nativos americanos celebraram juntos uma grande refeição em agradecimento pela colheita abundante, de acordo com a National Geographic.

A celebração ocorreu após a chegada de 38 colonos ingleses no Condado de Charles City, Virgínia, em 4 de dezembro daquele ano. O desembarque foi acompanhado por uma celebração religiosa e uma carta, que declarava: "que o dia da chegada de nossos navios ao local designado para plantação na terra da Virgínia será anual e perpetuamente mantido sagrado como um dia de ação de graças ao Deus Todo-Poderoso".

1ª celebração no Canadá

Alguns historiadores apontam que a primeira celebração do Thanksgiving, na verdade, ocorreu no Canadá durante a viagem do navegador inglês Martin Frobisher, em 1578.

Pratos típicos

Comidas como peru assado, purê de batatas, molho de cranberry e torta de abóbora costumam ser as principais do Dia de Ação de Graças. É comum que os participantes compartilhem motivos de gratidão antes da refeição.

Buscas por "Dia de Ação de Graças" com tendência de alta no Google

O interesse de busca pelo termo de pesquisa "Dia de Ação de Graças" está com tendência de alta no Google Brasil na comparação com os últimos 12 meses. Os dados são do Google Trends.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade