Desaparecidos após queda de ponte nos Estados Unidos estão presumidamente mortos
Ponte desabou após ser atingida por navio, em Baltimore, na madrugada desta terça-feira
A polícia suspendeu, até a manhã de quarta-feira (27), as buscas pelas pessoas que desapareceram após a queda de uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos. Seis pessoas estão presumidamente mortas.
Na madrugada desta terça-feira (26), um navio cargueiro perdeu energia e colidiu com a ponte Francis Scott Key, destruindo a estrutura em questão de segundos e a derrubando no rio.
A tripulação do navio emitiu um chamado de socorro momentos antes do acidente derrubar a ponte, permitindo que as autoridades limitassem o tráfego de veículos no local, disse o governador de Maryland, Wes Moore.
"Essas pessoas são heróis", disse Moore. "Eles salvaram vidas na noite passada".
À noite, o coronel Roland L. Butler Jr., superintendente da Polícia Estadual de Maryland, anunciou que a missão de busca e resgate estava passando para uma de busca e recuperação. Ele também disse que a busca foi suspensa e mergulhadores voltariam ao local às 6h de quarta-feira, quando se espera que as condições noturnas desafiadoras melhorassem. Nenhum corpo foi recuperado, disse Butler.
As seis pessoas desaparecidas faziam parte de uma equipe de construção que preenchia buracos na ponte, disse Paul Wiedefeld, secretário de transporte do estado.
O consulado da Guatemala em Maryland disse em comunicado que dois eram cidadãos guatemaltecos que trabalhavam na ponte. Não forneceu seus nomes, mas disse que os funcionários consulares estavam em contato com as autoridades locais e ajudando as famílias.
Um executivo sênior da empresa que empregava os trabalhadores também disse, à tarde, que os trabalhadores eram presumidos mortos dada a profundidade da água e quanto tempo havia passado.
Jeffrey Pritzker, vice-presidente executivo da Brawner Builders, disse que a equipe estava trabalhando no meio da ponte quando ela caiu.
"Isso foi completamente imprevisto", disse Pritzker. "Não sabemos mais o que dizer. Temos muito orgulho da segurança, e temos cones e sinais e luzes e barreiras e bandeirinhas".
Os socorristas retiraram duas pessoas da água, uma delas foi tratada em um hospital e liberada horas depois. Vários veículos também caíram no rio, mas as autoridades não acreditam que houvesse alguém dentro.
*com informações da Associated Press