Mundo

Conselho de Paz divulga lista de 26 países fundadores

Iniciativa liderada pelos EUA reúne países para supervisionar plano para Gaza, como Arábia Saudita, Turquia, Argentina, Egito e Paquistão

Imagem da noticia Conselho de Paz divulga lista de 26 países fundadores
Donald Trump durante lançamento do Conselho da Paz para Gaza | Reprodução/YouTube/Casa Branca

O Conselho de Paz, criado por iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de conflitos globais, com foco inicial na guerra em Gaza, divulgou nesta terça-feira (27) a lista de seus 26 países membros fundadores.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os nomes foram anunciados por meio de uma série de publicações na rede social X, ao longo de várias horas, nas quais o governo americano deu as boas-vindas a cada país à “organização internacional em crescimento”, acompanhadas por imagens com o nome e a bandeira do país ao lado da bandeira dos Estados Unidos.

Nesta semana, a Casa Branca indicou que ao menos 35 chefes de Estado e de governo concordaram em participar do órgão, que pretende supervisionar a implementação do plano de 20 pontos de Trump, cujo objetivo declarado é encerrar a guerra entre Israel e o Hamas.

Grande parte dos membros fundadores anunciados são aliados do presidente americano e já haviam manifestado apoio à iniciativa. Em contrapartida, grandes potências e a maioria dos países europeus demonstraram resistência em aderir, sob o argumento de que o conselho enfraquece o papel da Organização das Nações Unidas (ONU).

França, Noruega, Eslovênia, Suécia e Espanha receberam convites, mas optaram por não participar. O Brasil também foi convidado, mas ainda não deu retorno oficial.

O maior grupo de países fundadores vem do Oriente Médio e da Ásia Ocidental, incluindo Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Jordânia, Kuwait, Catar, Arábia Saudita, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Paquistão.

Em seguida aparecem países da Ásia Central e do Sudeste Asiático, como Cazaquistão, Uzbequistão, Mongólia, Camboja, Indonésia e Vietnã, além de cinco países europeus: Albânia, Bielorrússia, Bulgária, Hungria e Kosovo.

Da América Latina, aderiram Argentina, El Salvador e Paraguai. Do Norte da África, participam Egito e Marrocos.

A criação do Conselho de Paz faz parte da segunda fase do acordo de paz firmado entre Israel e o grupo terrorista Hamas em outubro do ano passado. A proposta, divulgada pela Casa Branca no fim de setembro, prevê a Faixa de Gaza como uma zona livre de grupos armados e sob a administração de um governo de transição, formado por um comitê palestino tecnocrático e apolítico, supervisionado pelo conselho.

Últimas Notícias