Celso Amorim desembarca na Venezuela para acompanhar a eleição presidencial
Assessor para assuntos internacionais do presidente Lula se reuniu com o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yvan Gil
O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, chegou em Caracas no início da noite de sexta-feira (26). Amorim está na capital venezuelana para acompanhar a eleição presidencial do país, que acontecerá no domingo (28).
O primeiro encontro do assessor foi com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil. No X, antigo Twitter, Yvan Gil descreveu o encontro como uma "conversa cordial". Segundo o chanceler, eles discutiram sobre o "ambiente de paz que vive a Venezuela e a impecável organização do processo eleitoral". Gil destacou que o processo eleitoral venezuelano é um dos "mais transparentes do mundo".
Maduro diz, sem provas, que eleições não são auditadas no Brasil
"Aproveitamos a oportunidade para discutir os grandes desafios de transmitir informações verdadeiras baseadas no respeito absoluto à legislação venezuelana", concluiu.
Amorim deve se reunir ainda com representantes da oposição venezuelana, além do painel de enviados da ONU autorizadores a observar o processo eleitoral em Caracas.