Barack Obama pode substituir Biden nas eleições americanas? Entenda
Com atual presidente fora, Barack e Michelle Obama ganharam destaque, enquanto Trump e Harris duelam nas pesquisas
SBT Brasil
Após desistência de Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, O ex-presidente Barack Obama, foi muito citado na internet, já que sua esposa, Michelle Obama, aparentemente, não tem interesse na candidatura.
A Constituição americana, porém, proíbe que um presidente seja eleito para mais que dois mandatos, mesmo que não sejam consecutivos, inclusive se Donald Trump, que já foi presidente, vencer em novembro, ele não poderá disputar uma nova eleição.
Em pesquisas de intenção de voto feita pela "CBS News" na semana passada, num cenário, até então, hipotético de Kamala Harris contra Donald Trump, agora, que esse confronto parece cada vez mais real, Harris possui 48% das intenções de voto contra 51% de Trump, ou seja, pela margem de erro, os dois estavam praticamente empatados, com números muito semelhantes aos de Biden que era candidato naquele momento. É preciso agora avaliar, como o eleitor vai se comportar com o atual presidente fora do páreo.
É importante também destacar que, nos EUA, as eleições são "indiretas", ou seja, esses números podem não definir exatamente quem vai ocupar a Casa Branca.
A pesquisa em questão é a nível nacional e o total absoluto de votos nem sempre é decisivo. O que importa, realmente, é vencer em estados que tenham mais delegados porque é a soma desse número que vai definir quem será o próximo, ou próxima, presidente dos Estados Unidos.