Nave da Blue Origin, de Bezos, decola com 6 turistas
Esse é o primeiro voo espacial tripulado da empresa após quase dois anos
A Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, lançou com sucesso, neste domingo (19), um voo espacial com seis turistas. A missão, batizada de NS-25, é o retorno de voos tripulados com a nave New Shepard após quase dois anos. O voo durou cerca de 10 minutos.
O último voo tripulado da Blue Origin aconteceu em agosto de 2022. Em setembro, um foguete da empresa, que estava sem passageiros, caiu por causa de uma falha logo após o lançamento.
Um dos tripulantes a bordo da New Shepard foi Ed Dwight, o primeiro negro a se candidatar a uma vaga como astronauta nos Estados Unidos. Ele também se tornou a pessoa mais velha a chegar ao espaço, com 90 anos e 8 meses.
"É uma experiência de mudança de vida", disse Dwight ao final da missão.
Como foi o voo
A New Shepard fez um voo suborbital, em que a nave supera a Linha de Kárman, a 100 quilômetros de altitude. Por convenção, a linha é tida como o início do espaço.
O lançamento aconteceu às 11h36 e durou cerca de 10 minutos. Em um determinado trecho, os seis tripulantes puderam experimentar a sensação de gravidade zero.
Com a missão deste domingo, a Blue Origin já lançou 25 foguetes ao espaço. Esse é o sétimo voo espacial com passageiros.