Publicidade
Mundo

Após críticas, Mauro Vieira defende nota do Itamaraty sobre ataques do Irã contra Israel

Ministro das Relações Exteriores afirmou que comunicado foi escrito em momento em que informações sobre o conflito não estavam claras

Imagem da noticia Após críticas, Mauro Vieira defende nota do Itamaraty sobre ataques do Irã contra Israel
Publicidade

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, afirmou nesta segunda-feira (15) que o posicionamento do governo brasileiro em relação aos ataques do Irã contra Israel foi elaborado em um momento em que a extensão e o alcance da ofensiva ainda não estavam claros.

+Irã começa ataque contra Israel com dezenas de drones

“Ela [nota do Itamaraty] foi feita à noite, às 23h, quando todo o movimento começou. E nós manifestamos o temos de que o assunto, o início da operação, pudesse contaminar outros países. Isso foi feito à noite, num momento em que não tínhamos claros a extensão e o alcance das medidas tomadas; e sempre fizemos um apelo para contenção e entendimento entre as partes”, afirmou o ministro em resposta às críticas que entidades judaicas fizeram sobre o texto por não condenar diretamente Teerã.

Vieira, então, foi questionado se, com todas as informações disponíveis, condenava os ataques iranianos. “O Brasil condena sempre qualquer ato de violência, e o Brasil conclama sempre ao entendimento entre as partes”, respondeu.

O comunicado

O Itamaraty divulgou um comunicado na noite de sábado (13) afirmando acompanhar com “grave preocupação” os “relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel”. Também conclamava “a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada” e recomendava a cidadãos brasileiros que evitassem viajar para países do Oriente Médio.

O posicionamento foi criticado por entidades judaicas, como o Instituto Brasil-Israel, que afirmou que o governo brasileiro “perdeu a oportunidade de condenar um ataque flagrantemente ilegal que pode levar a instabilidade na região a níveis imprevisíveis”.

Publicidade

Assuntos relacionados

Irã
Israel
Ministro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade