Publicidade
Mundo

Guerra Israel-Hamas: Assembleia-Geral da ONU aprova resolução exigindo cessar-fogo

Documento foi aprovado por 153 países, incluindo o Brasil; texto também pede liberação de reféns

Imagem da noticia Guerra Israel-Hamas: Assembleia-Geral da ONU aprova resolução exigindo cessar-fogo
Divulgação/exército de Israel
• Atualizado em
Publicidade

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, na noite de 3ª feira (12.dez), uma resolução exigindo um cessar-fogo humanitário imediato na guerra entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Ao todo, 153 países-membros votaram a favor da resolução, incluindo o Brasil, enquanto 10 foram opostos e 23 se abstiveram. 

+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O documento expressa grande preocupação com o que é apresentado como situação "catastrófica" na área, bem como "com o sofrimento da população civil palestina". Isso porque a Faixa de Gaza vem sendo o palco principal da guerra entre Israel e Hamas, provocando mais de 18 mil mortes na região desde o início do conflito, em outubro.

Entre os principais pontos da resolução estão um cessar-fogo humanitário imediato e a exigência de que todas as partes cumpram as obrigações sob a lei internacional, sobretudo quanto à proteção de civis e a demanda pela liberação imediata e incondicional de todos os reféns. A garantia de acesso humanitário em Gaza também foi citado pelo texto.

+ "Não temos intenção de ficar permanentemente em Gaza", diz Israel

A decisão acontece poucos dias após o Conselho de Segurança da ONU votar uma outra resolução de cessar-fogo, vetada pelos Estados Unidos. Como a decisão foi contra o pedido do secretário-geral da ONU, António Guterres, a entidade marcou uma sessão de urgência na Assembleia sob o argumento de garantir a manutenção da paz e segurança internacional.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade