Brasil deve recuperar certificado da OMS de eliminação do sarampo
País, que enfrentou retrocesso na vacinação, não registra casos da doença há um ano. Última certificação foi recebida em 2016
Wagner Lauria Jr.
O Brasil deve recuperar, nos próximos meses, o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). A declaração foi dada pelo diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, Jarbas Barbosa. País não registra casos da doença há um ano.
+ Leia mais notícias do SBT News
Segundo Jarbas, a última certificação do Brasil foi recebida em 2016, mas o país acabou perdendo, devido a um surto da doença dois anos depois.
"Graças às vacinas nós conseguimos eliminar doenças e nisso as Américas têm tido um papel de liderança importante no mundo. Tivemos a primeira região do mundo a ter o Certificado Regional de Eliminação do Sarampo, que está suspenso desde 2018, porque tivemos um surto no Brasil e na Venezuela", disse Jarbas Barbosa
País enfrentou retrocesso na vacinação
Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, desde o ano em que recebeu a certificação pela última vez, o Brasil enfrenta o fenômeno da hesitação vacinal, com campanhas de desinformação em relação às vacinas contra a doença.
Em julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o Brasil na lista dos 10 países de língua portuguesa afetados pelo retrocesso da vacinação infantil. Cerca de 26% das crianças não receberam vacinas em 2021, ante 13% em 2018.