Brasil deve recuperar certificado da OMS de eliminação do sarampo
País, que enfrentou retrocesso na vacinação, não registra casos da doença há um ano. Última certificação foi recebida em 2016
O Brasil deve recuperar, nos próximos meses, o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). A declaração foi dada pelo diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, Jarbas Barbosa. País não registra casos da doença há um ano.
+ Leia mais notícias do SBT News
Segundo Jarbas, a última certificação do Brasil foi recebida em 2016, mas o país acabou perdendo, devido a um surto da doença dois anos depois.
"Graças às vacinas nós conseguimos eliminar doenças e nisso as Américas têm tido um papel de liderança importante no mundo. Tivemos a primeira região do mundo a ter o Certificado Regional de Eliminação do Sarampo, que está suspenso desde 2018, porque tivemos um surto no Brasil e na Venezuela", disse Jarbas Barbosa
País enfrentou retrocesso na vacinação
Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, desde o ano em que recebeu a certificação pela última vez, o Brasil enfrenta o fenômeno da hesitação vacinal, com campanhas de desinformação em relação às vacinas contra a doença.
Em julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o Brasil na lista dos 10 países de língua portuguesa afetados pelo retrocesso da vacinação infantil. Cerca de 26% das crianças não receberam vacinas em 2021, ante 13% em 2018.