Brasil é formalmente eleito como país-sede da COP30
Conferência será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém
Guilherme Resck
Os países participantes da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) aprovaram nesta 2ª feira (11.dez), em sessão plenária do evento, em Dubai, a decisão de sediar a COP30 no Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aprovação foi por consenso. Após ocorrer, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil e chefe da delegação brasileira na COP28, Marina Silva, anunciou formalmente que a 30ª edição será realizada em Belém, capital paraense.
Será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança climática, sediará uma COP da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Em maio deste ano, o Governo Federal já havia anunciado que Belém tinha sido a cidade escolhia pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser a sede da COP30, e a candidatura para sediar o evento na capital paraense havia sido endossada pelo Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (Grulac).
Na semana passada, em entrevista à Agência de Notícias dos Emirados - WAM durante a COP28, o governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou a necessidade de colocar a floresta no centro das discussões sobre soluções ambientais e urgências climáticas, e transformá-la em uma commodity, além de ressaltar a realização da COP30 em Belém. Confira a íntegra da entrevista:
Veja também: